
Como combater pela raiz a falta de organização do seu dia a dia
Por Márcia Campos
A falta de organização é característica presente na vida da maioria das pessoas. Há aqueles que já conseguiram de algum modo ter seus compromissos organizados e seguir à risca sua agenda diária, mas, há também aqueles que ainda não conseguiram tal proeza.
Diante disto, a primeira pergunta que vem às nossas mentes é: por que é tão difícil se manter organizado no dia a dia? É justamente esta pergunta que procurarei responder ao longo deste artigo, e assim, você poderá entender o porquê isso acontece e qual a melhor forma de resolver esta situação.
Entender as causas que te impedem de ser mais produtivo e assertivo é o primeiro passo para conseguir corrigir este problema com maior facilidade.
A organização e a nossa maneira de pensar
Segundo a psicanálise de Freud e atualmente também comprovada pela neurociência, a nossa mente é dividida em duas partes: o consciente e o inconsciente; nascemos 100% com a parte inconsciente e a consciente desenvolvida ao longo da vida.
No entanto quando chegamos a fase adulta, constatamos que a divisão da atividade mental entre estas duas partes é bem injusta por assim dizer.
O consciente ocupa apenas cerca de 5%, enquanto o inconsciente ocupa os admiráveis 95% de toda a nossa psique. Em alguns casos há ainda uma variação do consciente, podendo existir pessoas com mais ou menos porcentagem deste.
Neste ponto, tanto a organização quanto a falta desta, assim como qualquer outro tipo de ação é oriunda da nossa forma de pensar, ou seja, de como a nossa mente (psique) funciona.
Assim, se você entender apenas um pouco desta dinâmica, seu dia se tornará muito mais produtivo e principalmente, organizado.
A organização e a divisão coerente dos dois lados da mente
Levando em conta os valores médios da divisão 95 e 5%, significa que é dentro da nossa parte inconsciente que residem as nossas tendências e nossas atividades emocionais.
É dentro do inconsciente também que está o ID, o impulso responsável pela busca do prazer, e que, justamente pelo fato de estar localizado na maior parte, ou seja, nos 95% que pertencem ao inconsciente, se torna assim, um grande pressionador do EU que está localizado dentro dos 5% do consciente, fazendo com que este siga em constante busca apenas pelo prazer.
Esta incansável busca pelo prazer faz com que queiramos realizar apenas as atividades que sejam mais agradáveis, mais fáceis, mais prazerosas, e com isso as chances de não se seguir um planejamento se tornam muito eminentes.
Por isso, é preciso muita força de vontade para lutar contra esta maior parte da mente que está constantemente pressionando o EU para fazer apenas estas atividades que trazem sensação de prazer.
Passos para manter a organização em primeiro lugar
Passo nº 1
Todos os dias, ao final do dia, anote em um papel tudo o que você precisa realizar, especialmente as tarefas e ações que irão impactar na realização de um determinado objetivo.
Passo nº2
Ordene as ações por grau de importância. Nesta ordenação, dê prioridade àquelas que irão impactar mais no alcance do seu objetivo e também por ordem de dificuldade, começando sempre pelas mais difíceis. Isso é necessário para que não aconteça que ao final do dia você não as tenha realizado e não tenha mais tempo ou disposição para fazê-lo.
Passo nº3
Anote na agenda as ações que você ordenou por grau de importância e dificuldade, que precisam ser realizadas no dia seguinte.
Passo nº4
Faça um balanço de como foi o seu dia. Se você conseguir se disciplinar e realizar de forma correta o processo de organização criado anteriormente, ao fazer este balanço será possível chegar a algumas conclusões, como por exemplo: perceber que existem algumas tarefas que podem ser delegadas e outras que podem ser deletadas, diminuindo assim, a sobrecarga de atividades irrelevantes, que estão roubando seu tempo e sua energia para realizar aquelas que impactarão positivamente nos seus resultados.
Em princípio, a organização destes passos poderá gerar certo desconforto no ID, por que através deles foram gerados vários compromissos.
Por este motivo, o passo número 4 é muito importante, pois, servirá como uma motivação para que cada dia mais você venha alcançar melhores resultados, afinal, depois de tanto esforço para conseguir realizar as tarefas pretendidas, nada mais justo do que poder celebrar o resultado deste esforço.
Vale a pena se organizar?
Para saber se o seu esforço resultou em um balanço positivo, é importante fazer algumas perguntas básicas e extremamente poderosas:
1 – Valeu a pena viver o dia de hoje? (Por que valeu a pena viver o dia de hoje? O que eu fiz no dia de hoje que valeu à pena vivê-lo?)
2 – O que poderia ter feito diferente? (Poderia ter feito algo melhor que pudesse impactar mais nos meus resultados?)
Estas perguntas com certeza irão impactar seu dia, o que te trará uma grande vantagem. Ao fazer o balanço das atividades diárias você se sentirá feliz, realizado, leve, tranquilo e assim, o id ficará totalmente satisfeito, e sentirá que ao cumprir a agenda com organização trará a mesma satisfação que fazer outras atividades que também trariam prazer, mas, que não acrescentariam nada ao seu dia.
Estas dicas são poderosas, porém, para colocá-las em prática, dependerá muito da sua força de vontade, garra e em especial disciplina. Os resultados serão excelentes, principalmente para sua organização diária e realização pessoal.
Vale a pena experimentar!